Um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará venceu o prêmio de melhor artigo do ano pela IET Communications, periódico de referência na área de telecomunicações.

O trabalho intitulado "Massive MIMO: survey and future research topics" teve ainda o maior número de downloads na última edição da revista, o que amplia o potencial de citação desse estudo da UFC em outras pesquisas. Os autores são os professores da UFC André Lima Férrer de Almeida, Tarcísio Maciel e João Cesar Mota, membros do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), junto com o ex-aluno Daniel Araújo e em parceria com o Prof. Minho Jo, da Universidade da Coreia.

De autoria dos Professores Rodrigo Cavalcanti, Tarcísio Maciel, Walter Freitas e Yuri Silva, o livro "Comunicação Móvel Celular" é uma contribuição do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL), da Universidade Federal do Ceará, ao ensino de graduação em engenharia de telecomunicações, nas disciplinas afins ao tema aqui tratado. Procuramos, tanto quanto possível, ter em mente o estudante de graduação que vai ter contato com o tema pela primeira vez. Desta forma, uma preocupação foi pontuar o texto com exemplos e estudos de caso que permitam uma visão prática, uma ligação entre a teoria e o estado da prática, permitindo uma percepção menos abstrata dos conceitos.

O edital de seleção de alunos para ingresso em 2018.2 já foi divulgado.

Clique aqui para acessar.