André Lima Ferrer de Almeida

Bolsista PQ-1D

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1183830514857314

E-mail: andre@gtel.ufc.br

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2002), mestrado em Engenharia de Teleinformática (2003), ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e o duplo diploma de doutorado pela Université de Nice Sophia Antipolis, França e pela UFC (2007). Realizou pós-doutorado no Laboratório I3S, França (2008), e na UFC (2009). É Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da UFC, e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática. É membro do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL) e do Grupo de Pesquisa em Procesamento de Sinais e Informação (GPSI), atuando na área de na Processamento de Sinais para Comunicações Sem Fio. Em 2002, foi pesquisador visitante na Ericsson Research Labs, Estocolmo, Suécia. De 2007 a 2008, foi professor e pesquisador no Laboratório I3S/CNRS, e na École Polytechnique de Nice Sophia Antipolis, França. Em 2012, foi-lhe concedida uma posição de professor visitante na Universidade de Nice Sophia-Antipolis, França. Tem mais de 100 artigos publicados em conferências e periódicos internacionais. Foi Editor Associado dos periódicos IEEE Transactions on Signal Processing (2012-2016) e KSII Transactions on Internet and Information Systems (2012-2015). Atualmente, é Editor Associado do períodico IEEE Signal Processing Letters e da revista Traitement du Signal (França). É membro eleito do Comitê Técnico “Sensor Array and Multichannel” (SAM-TC), da Sociedade de Processamento de Sinais (SPS) do IEEE. Tem atuado como membro de comitês técnicos de programa e na organização de sessões técnicas convidadas em congressos e workshops internacionais da Sociedade de Processamento de Sinais do IEEE. É Membro Sênior do IEEE e Coordenador Geral da conferência IEEE CAMSAP 2017. Seus interesses de pesquisa estão na área de processamento de sinais, e incluem a identificação e equalização cega ou semi-cega, separação de fontes, decomposições tensoriais e álgebra multilinear aplicadas à modelagem e ao processamento de sinais para sistemas de comunicações, arranjos de antenas, redes cooperativas e análise de dados.

Áreas de interesse:

• Processamento tensorial de sinais
  • Processamento de sinais em arranjos de antenas
  • Álgebra multilinear
  • Estimação cega e semi-sega
  • Sistemas MIMO de larga escala

As 5 publicações mais relevantes:

1. XIMENES, L. R., FAVIER, G., de ALMEIDA, A. L. F. ; Semi-Blind Receivers for Non-Regenerative Cooperative MIMO Communications Based on Nested PARAFAC Modeling , IEEE Transactions on Signal Processing, vol.63, no.18, pp.4985-4998, Sept.15, 2015.

2. FAVIER, G., de ALMEIDA, A. L. F., Tensor Space-Time-Frequency Coding With Semi-Blind Receivers for MIMO Wireless Communication Systems, IEEE Transactions on Signal Processing, vol. 62, no. 22, pp. 5987-6002, September 2014.

3. LIU, K. ; da COSTA, J. P. L. ; SO, H. ; de ALMEIDA, A. L. F. . Semi-Blind Receivers for Joint Symbol and Channel Estimation in Space-Time-Frequency MIMO-OFDM Systems, IEEE Transactions on Signal Processing, vol. 61, no. 21, pp. 5444-5457, 2013.

4. de ALMEIDA, A. L. F. ; LUCIANI, X. ; COMON, P.; STEGEMAN, A. W. . CONFAC Decomposition Approach to Blind Identification of Underdetermined Mixtures Based on Generating Function Derivatives, IEEE Transactions on Signal Processing, v. 60, no. 11, pp. 5698-5713, November, 2012.

5. de ALMEIDA, A. L. F. ; FAVIER, G ; MOTA, João C M . A Constrained Factor Decomposition With Application to MIMO Antenna Systems. IEEE Transactions on Signal Processing, v. 56, no. 6, pp. 2429-2442, June 2008.

Link para página pessoal: https://gtel.ufc.br/andre/

Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?user=bqFYLAYAAAAJ&hl=pt-BR