Patente de Professor do PPGETI/UFC cria método para facilitar diagnóstico precoce e análise mais precisa de câncer de pulmão
Data da publicação: 26 de outubro de 2020 Categoria: Notícias“O tratamento do câncer mais comum no mundo, o de pulmão, ganha no Ceará mais um aliado no esforço por um diagnóstico precoce e mais preciso, elevando, assim, as possibilidades de cura dos pacientes. Aliando duas áreas bem distintas, a teleinformática e a biomedicina, uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Ceará resultou em um invento que facilitará a análise feita por médicos de imagens de tomografia computadorizada (TC). A invenção acaba de receber a carta patente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), a quarta já adquirida pela UFC. (…)
Inventor responsável pela patente, o Prof. Paulo César Cortez, do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI), explica que um exame de TC de tórax possui, em geral, cerca de mil imagens. Além disso, no caso de análise do exame para investigação de doenças pulmonares, o médico especialista (radiologista ou pneumologista) necessita visualizar somente a parte que corresponde aos pulmões (área de interesse) para cada uma das imagens que compõe o exame.”