100ª Defesa de Tese de Doutorado do PPGETI

Data de publicação: 12 de abril de 2019. Categoria: Notícias

No dia 14 de junho de 2017, o PPGETI teve a sua 100ª Tese de Doutorado defendida.

A aluna Régia Talina Silva Araújo defendeu o trabalho: “Ensino de Engenharia via e-learning: relação entre uso de simuladores, ambiente virtual e design instrucional do conteúdo”.

A defesa ocorreu às 9h, no Auditório do DETI (Bloco 725 do Campus do Pici) e a banca examinadora foi composta pelos docentes:

– Profa. Dra. Fátima Nelsizeuma Sombra de Medeiros (UFC) – Orientadora
– Prof. Dr. Paulo César Cortez (UFC)
– Prof. Dr. Giovanni Cordeiro Barroso (UFC)
– Prof. Dr. Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA)
– Profa. Dra. Elizabeth Matos Rocha (UFGD)

O trabalho tem como resumo:

“O objetivo central desta pesquisa é aferir estatisticamente a eficácia da aprendizagem em cursos e-learning na área de engenharia. Nessa perspectiva, delineou-se a seguinte questão de pesquisa: os recursos educacionais disponíveis em cursos on-line na área de engenharia, como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o Design de Conteúdo e Simulações impactam a eficácia de aprendizagem?  Para cumprir o objetivo dessa investigação foi observada a utilização desses recursos de aprendizagem em duas turmas de cursos a distância: em uma turma piloto do curso de Eletrotécnica ofertado por uma instituição federal de ensino tecnológico, inserida na rede Escola Técnica Aberta do Brasil – E-TEC Brasil, na disciplina Sistemas Elétricos de Potência; em outra turma de um curso de extensão Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões  utilizando Python/Numpy – PIRP. Como procedimentos, na disciplina do curso de Eletrotécnica, além da análise do AVA e do design instrucional do conteúdo, foi observado o uso de um simulador interativo, desenvolvido a partir de técnicas de realidade virtual e teorias de aprendizagem de base cognitiva, para treinamento na área de distribuição de energia. No PIRP foram analisados também o AVA e o design instructional de conteúdo e foram observadas simulações de programação disponíveis no ambiente Adessowiki. Além disso, foi aplicado um instrumento aos alunos dos dois cursos. Para testar a eficácia da aprendizagem foram utilizados métodos estatísticos na análise dos instrumentos, quais sejam: estatística descritiva, análise de componentes principais (ACP), análise de confiabilidade e análise de correlação canônica (ACC). Os resultados da análise estatística comprovaram a importância dos três recursos educacionais investigados na aprendizagem. Na análise da estatística descritiva foi criado um índice de representatividade de cada questão por recurso educacional testado,  a partir de que podem ser observadas características relevantes a serem consideradas em cursos ofertados na modalidade a distância na área de engenharia. Outra contribuição da análise descritiva foi o uso da matriz de independência aplicada aos dados coletados, pois permitiu identificar oportunidades de melhoria da satisfação do estudante, ilustrando pontos fortes e fragilidades institucionais.  Na análise multivariada, através da correlação canônica com os dados do curso PIRP, verificamos a contribuição positiva de dois grupos, advindos da aplicação ACP: Funcionalidade do AVA e Design de Conteúdo e Simulações na eficácia de aprendizagem.”

Na ocasião, o Coordenador do PPGETI, Prof. Dr. André Lima Férrer de Almeida, ressaltou o evento como um marco na história do Programa e apresentou alguns dados sobre o impacto acadêmico e social das atividades do PPGETI.

A solenidade contou ainda com a presença do Prof. Dr. Jorge Herbert Soares de Lira, Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.