Pesquisadores do GTEL e PPGETI tem premiação dupla no XLI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2023)

Data de publicação: 16 de outubro de 2023. Categoria: Notícias
Pesquisadores e alunos do Grupo de Pesquisas em Telecomunicações Sem Fio (GTEL) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI), André Lima Férrer de Almeida, Fazal E Asim, Bruno Sokal, Gilderlan Tavares Araújo, e Kenneth Brenner Benício, receberam juntos, uma premiação “dupla” de melhor artigo no XLI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2023), nas categorias “Telecomunicações” e “Processamento de Sinais”, respectivamente.

O artigo intitulado “Joint Pilot and Phase Shift Design for IRS-assisted MIMO Communications” recebeu o prêmio de melhor artigo do SBrT 2023 na categoria “Telecomunicações”.

Já o artigo intitulado “Tensor-Based Modeling/Estimation of Static Channels in IRS-Assisted MIMO Systems” recebeu o prêmio de melhor artigo do SBrT 2023 na categoria “Processamento de Sinais”.
Ambos os trabalhos, desenvolvidos no contexto da cooperação de pesquisa entre o GTEL e a Ericsson, propõem novas técnicas de transceptores e algoritmos para sistemas de telecomunicações baseados em “superfícies refletoras inteligentes”, tecnologia disruptiva e promissora para os sistemas de telecomunicações de sexta geração (6G). A pesquisa também teve o apoio financeiro da FUNCAP, CAPES e CNPq.

Sobre o evento
O SBrT é o maior evento científico nacional nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais. Em sua quadragésima primeira edição, o SBrT 2023 foi realizado entre os dias 08 e 11 de Outubro de 2023, no Parque Tecnológico São José dos Campos – SP.
O ano de 2023 coincide com a disseminação da implementação dos sistemas 5G em território brasileiro. Espera-se que o sistema 5G permita o surgimento de diversas aplicações e integração de sistemas e ambientes (terra, ar e espaço). Adicionalmente, espera-se que novas demandas surjam a partir dessas novas aplicações. Baseado nesse cenário escolheu-se como tema do simpósio “Sistemas além do 5G (B5G): Integração entre terra, ar e espaço”.