Seminário “Decomposição tensorial em blocos com seleção automática de posto via regularização”

Data de publicação: 20 de maio de 2019. Categoria: Notícias

Apresentação do Prof. Dr. José Henrique de Morais Goulart.

Data: 22/05/2019

Horário: 8:00 h.

Local: Sala de Seminários do GTEL (Bloco 722)

Resumo: Decomposições tensoriais são ferramentas bem estabelecidas em diversos problemas em processamento de sinais. Em particular, a decomposição tensorial em blocos de posto baixo permite atacar certos problemas de separação de fontes de forma determinística, explorando apenas propriedades algébricas do tensor de dados que resultam do modelo de sinal adotado. Contudo, na prática a decomposição é admitida apenas aproximadamente e sua estrutura (número de blocos e seus respectivos postos) é normalmente desconhecida. Além disso, o tensor de dados pode não admitir uma melhor aproximação com uma estrutura fixa escolhida a priori. Nessa apresentação, discutirei sucintamente tais dificuldades e em seguida descreverei uma abordagem que recentemente propusemos para atacá-las, a qual repousa sobre uma formulação com regularização que possibilita a seleção automática de uma estrutura adequada e garante a existência de soluções. Alguns resultados relativos a um problema de separação de sinais cardíacos serão brevemente descritos para ilustrar o potencial da abordagem.

Este trabalho é fruto de uma colaboração com Pedro Marinho Oliveira, Rodrigo Cabral Farias, Vicente Zarzoso (laboratório I3S, Sophia-Antipolis) e Pierre Comon (laboratório Gipsa, Grenoble).

Biografia: José Henrique de Morais Goulart é graduado pela Universidade Federal de Sergipe (2006), mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2012) e realizou seu doutorado na Universidade Côte D’Azur (2016). Entre 2017 e 2018, atuou como pesquisador em estágio pós-doutoral no laboratório Gipsa, em Grenoble. Atualmente, realiza um segundo pós-doutorado no laboratório I3S, em Sophia-Antipolis. Seus interesses de pesquisa incluem álgebra multilinear e métodos tensoriais em processamento de sinais e análise de dados.