Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish

Pesquisadores do PPGETI participam de projeto que permite ao pequeno produtor utilizar IA para irrigar plantação

Data da publicação: 22 de agosto de 2024 Categoria: Notícias

A Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, desenvolveu um sensor capaz de identificar o momento ideal e a quantidade exata de água de que uma planta necessita. O sistema baseia-se em uma inteligência artificial que mede parâmetros como radiação solar, umidade do ar e hidratação das folhas e usa essas informações para acionar automaticamente equipamentos de irrigação.

Segundo Otto Sousa, engenheiro da computação, discente de Mestrado do PPGETI e responsável pelo projeto na Universidade Federal do Ceará, o sensor tornará possível manter o nível de produção com um gasto bem menor de água. Ele argumenta que, com o tempo de uso da ferramenta, os produtores conseguem compensar o investimento inicial na instalação e calibração do sistema.

Após o lançamento da tecnologia, o próximo passo será colocá-la no mercado, mas isso deverá levar até dois anos para acontecer, segundo Atslands Rego da Rocha, docente do PPGETI que também integra o projeto.

Mais informações aqui.