Defesa de Tese de Doutorado – Carlos Alex Martins Oliveira
Data da publicação: 11 de fevereiro de 2025 Categoria: NotíciasTítulo: Contribuições da Educometria para a Avaliação do Sucesso Acadêmico no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFC
Data: 14/02/2025
Horário: 09:00
Local: LESC, Bloco 723 do Campus do Pici
Banca Examinadora:
João Cesar Moura Mota (UFC, Orientador)
Thomaz Edson Veloso da Silva (Coorientador, Instituto ISA)
Renato da Rocha Lopes (Unicamp)
Wagner Bandeira Andriola (UFC)
Paulo Cesar Cortez (UFC)
Walter da Cruz Freitas Júnior (UFC)
Gisele Azevedo de Araújo Freitas (UFC)
Resumo:
A Avaliação Educacional possibilita acompanhar o rendimento acadêmico dos estudantes de graduação e o desempenho das instituições de ensino superior brasileiras, assim como diagnosticar e delinear soluções para mitigar problemas como retenção e evasão. Embora a área da Educação apresente investigações qualitativas sobre os fenômenos do contexto educacional, é possível recorrer aos modelos estatísticos e matemáticos da Educometria para complementar e aprofundar a análise das múltiplas variáveis envolvidas no insucesso e no abandono do curso pelo estudante. Esta pesquisa teve como objetivo explorar a estrutura curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC para identificar as causas subjacentes à retenção e à evasão dos seus estudantes, considerando o período de 2015 a 2022. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva, que utilizou técnicas da Educometria, como análise de componentes principais (PCA) associada a grafos e acoplamento de matrizes (CMF). Os resultados mostraram que o insucesso nas disciplinas do núcleo básico é um fator preditor para a retenção e a evasão dos estudantes do curso. Além disso, evidências indicaram que o baixo desempenho nessas disciplinas impacta a capacidade dos estudantes de aplicar conhecimentos técnico-científicos em situações práticas, reforçando a necessidade de integrar teoria e prática para uma formação mais completa. Conclui-se que a estrutura curricular do curso de Engenharia Elétrica da UFC necessita de reformulação para melhor articular as disciplinas teóricas e práticas, favorecendo a progressão acadêmica dos estudantes.
Palavras-chave: Educação em engenharia; avaliação; educometria; evasão; retenção