Egresso do PPGETI recebe menção honrosa do Prêmio de Tese de Doutorado da SBrT
Data da publicação: 10 de outubro de 2024 Categoria: NotíciasUma das teses com menção honrosa na primeira edição do Prêmio de Tese de Doutorado da SBrT(Sociedade Brasileira de Telecomunicações) é intitulada “Tensor-Based Approaches for Channel Estimation in IRS-Assisted MIMO Wireless Communications”, de Gilderlan Tavares de Araújo, egresso do PPGETI, realizada sob orientação do Prof. André L. F. de Almeida.
O egresso é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL) e desenvolveu seu trabalho de tese no contexto da parceria do GTEL com a Ericsson, empresa multinacional líder no setor das telecomunicações.
Sobre a pesquisa:
A tese premiada trata da tecnologia de superfícies inteligentes reconfiguráveis (do inglês, reconfigurable intelligent surfaces – RIS), que são tipos especiais de painéis inteligentes compostos por um grande número de elementos que podem ser reconfigurados em tempo real para controlar as ondas eletromagnéticas incidentes, melhorando a qualidade da comunicação e ampliando a cobertura em redes celulares e Wi-Fi. É uma tecnologia promissora para futuras redes de comunicação 6G.
A tese de Gilderlan Araújo demonstrou novas ferramentas matemáticas baseadas em modelagem tensorial para a solução do problema de estimação de canal, que é um processo inerente às comunicações sem fio, sendo fundamental para aproveitar ao máximo a tecnologia RIS e melhorar a qualidade da comunicação.
A tese preencheu uma lacuna existente na literatura, ao desenvolver métodos inovadores que permitem determinar com alta precisão, as características dos canais de comunicação que interligam o transmissor e receptor, por intermédio da RIS. A pesquisa já alcançou um considerável impacto internacional, tendo sido citada mais de 280 vezes, de acordo com o Google Scholar, desde a publicação dos primeiros resultados, em 2021.
O principal artigo científico associado ao doutorado de Gilderlan é considerado como um trabalho de referência na área. Segundo seu orientador, o Prof. André de Almeida, ”enfrentar novos problemas de pesquisa ou explorar territórios desconhecidos traz riscos e benefícios. Logo nos primeiros meses após o início da tese do Gilderlan, decidimos trilhar um caminho ainda não explorado na literatura, e tivemos a felicidade de estar na vanguarda de uma nova tecnologia quando ela ainda não havia se popularizado na comunidade científica. Isto certamente contribuiu para o reconhecimento internacional da pesquisa que desenvolvemos nesta tese.”
Mais informações aqui.